Donnerstag, 9. Mai 2013

Breite Unterstützung für Munduruku durch APIB

Die Bewegung "Artikulierung der indigenen Völker Brasiliens" (APIB), die ca. 230 NGOs vereint, unterstützt die Besetzung der Baustelle Belo Monte sowie die Forderungen nach einem Baustopp. "Belo Monte ist noch nicht konsumiert", heißt es darin.

Blog da Ocupação de Belo Monte, 8.5.2013
Manifesto: “Todo apoio à ocupação indígena nos canteiros de Belo Monte”

Companheiras e companheiros de luta em defesa da vida, dos rios, da floresta e dos animais da Pan-Amazônia:
Estamos em um momento muito importante da luta contra o projeto do governo brasileiro para a Amazônia, proposta desenvolvimentista atrasada e autoritária que exaure as riquezas naturais da região e destrói o planeta, tendo a usina de Belo Monte e as demais barragens como carro chefe deste processo.


CIMI, 08/05/2013
Manifesto contra o preconceito institucionalizado do governo Dilma aos povos indígenas
A Articulação dos Povos Indígenas do Brasil – APIB vem por meio da presente, manifestar em primeiro lugar a sua profunda preocupação pela nota divulgada no dia 06 de maio, pela Secretaria Geral da Presidência da República, intitulada“ Esclarecimentos sobre a consulta aos Munduruku e a invasão de Belo Monte”, na qual o Estado Brasileiro, sob gerência do Governo da Presidente Dilma Rousseff, assume publicamente uma posição abertamente preconceituosa e discriminatória contra os povos indígenas do Brasil.