Samstag, 22. Juli 2017

Belo Monte: 6. Francis-Turbine geht in Betrieb

Die Nationale Elektroagentur (Aneel) genehmigte am 19.7.2017 den Beginn der kommerziellen Nutzung der sechsten Turbine des Hauptkraftwerks von Belo Monte. Mit nun insgesamt mehr als 3,8 GW Stromleistung zählt Belo Monte bereits zu den drei größten Energieerzeugern Brasiliens.

Derzeit funktionieren beim Nebenkraftwerk Pimentel 6 Turbinen mit je 38,8 KW und beim Hauptkraftwerk Belo Monte 6 Francis-Turbinen mit je 611,1 MW.


Norte Energia, 21.7.2017
Belo Monte inicia produção de energia na sexta unidade geradora
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) autorizou, nesta quarta-feira, 19, o início da geração comercial da sexta unidade geradora da Casa de Força Principal de Belo Monte. Com a autorização, Belo Monte já é uma das três maiores geradoras de energia do Brasil.

Estão sendo instaladas 18 unidades geradoras em Belo Monte, tipo Francis, e a nova turbina em operação acrescenta mais 611,1 MW à capacidade instalada da hidrelétrica, que passa a ser de 3,8 mil MW. Com a nova unidade geradora, a UHE Belo Monte ultrapassa a capacidade de grandes hidrelétricas brasileiras, como Jirau, em Rondônia, cuja produção máxima chega a 3,7 mil MW.

Quando estiver funcionando na sua potência total, Belo Monte terá 11.233,1 MW em capacidade instalada, dos quais 11 mil MW serão produzidos na Casa de Força Principal e 233,1 MW, na Casa de Força Complementar, já concluída, em Pimental, onde o rio Xingu foi barrado. Dessa forma, o complexo hidrelétrico já opera comercialmente com 12 das 24 turbinas projetadas, sendo seis no Sítio Belo Monte e seis em Pimental, que opera com turbinas tipo Bulbo.

Belo Monte contribuirá com o sistema elétrico brasileiro dispondo de energia suficiente para beneficiar 60 milhões de pessoas em todo o Brasil. Setenta por cento da energia de Belo Monte já foi comercializada em 2010, por meio de leilão, para 17 estados brasileiros. O restante está disponível para o mercado livre e para empresas autoprodutoras acionistas do empreendimento.


Valor.com, 21/07/2017
Belo Monte amplia capacidade e já é a terceira maior usina do país
A Norte Energia, empresa responsável pela construção e operação da hidrelétrica de Belo Monte, no rio Xingu, no Pará, recebeu nesta semana autorização da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para o início da geração

Este trecho é parte de conteúdo que pode ser compartilhado utilizando o link http://www.valor.com.br/empresas/5048626/belo-monte-amplia-capacidade-e-ja-e-terceira-maior-usina-do-pais ou as ferramentas oferecidas na página.
Textos, fotos, artes e vídeos do Valor estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização do Valor (falecom@valor.com.br). Essas regras têm como objetivo proteger o investimento que o Valor faz na qualidade de seu jornalismo.