Erst im September war mit der Asphaltierung der Transamazônica-Bundesstraße BR-230 von Altamira Richtung Baustelle Belo Monte begonnen worden, und die ersten Hänge rutschen bereits wieder ab.
Seit über 40 Jahren besteht der Traum einer asphaltierten Transamazônica-Bundesstraße quer durch sieben Bundesstaaten Brasiliens (Paraíba, Ceará, Piauí, Maranhão, Tocantins, Pará und Amazonas). Das pharaonische Projekt wurde unter der Militärregierung von General Emílio Garrastazu Médici begonnen. Heute sind erst 1.672 km der insgesamt 4.977 km langen Straße asphaltiert. Während der Regenzeit ist sie schlecht oder kaum zu passieren.
Ganz schlimm ist die Situation im Bundesstaat Pará. Von den 1.569 km sind nur 225 km asphaltiert. Das sollte nun durch den Bau des Kraftwerks Belo Monte anders werden. Im Sommer 2011 wurden für weitere 907 km die Aufträge zum Befestigen und Asphaltieren vergeben. Dadurch entstand Euphorie in der Region von Altamira - endlich sollte die ersehnte "Autobahn" kommen. Im vergangenen Jahr konnte das 60 km lange Teilstück von Altamira bis zur Baustelle von Belo Monte fertiggestellt werden.
Da allerdings der Untergrund nicht richtig befestigt wird und der Asphalt bloß auf die rote Urwalderde aufgetragen wird, halten die Straßen die schweren Lastwägen nicht aus. Vor allem Böschungen rutschen leicht ab. So hat die neue Transamazônica bei km 22 vor Altamira große Risse bekommen und weite Teile einer Böschung sind abgegangen. Der Verkehr kam zum Erliegen. Damit haben viele der derzeit 4.500 am Staudamm Beschäftigen Probleme zu ihren Unterkünften nach Altamira oder Brasil Novo zu gelangen.
Dabei hat heuer die Regenzeit noch nicht begonnen!
Altamira Hoje, 16.1.2012
Cratera ameaça tráfego de veículos na BR 230 entre Altamira e Belo Monte
FORT Xingu, 26.11.2011
Transamazônica teve 63 quilômetros asfaltados este ano
Anapu em Foco, 1 de novembro de 2011
POR CAUSA DE BELO MONTE, OBRAS NA TRANSAMAZÔNICA AVANÇAM RÁPIDO
Altamira Hoje, 4.8.2011
TRANSAMAZÔNICA ESTÁ SENDO ASFALTADA DEPOIS DE 40 ANOS.
Depois de 40 anos de inaugurada a 3 maior rodovia do Brasil está sendo asfaltada, a pavimentação da BR 230 faz parte do PAC, programa de aceleração do crescimento do Governo Federal.
Altamira Hoje, 23.7.2011
Crise no Dnit ameaça melhoria das rodovias.
Com 4.977 quilômetros de extensão, dos quais apenas 1.672 estão pavimentados, a Transamazônica começa no município de Cabedelo (PB) e segue até Benjamin Constant (AM), na fronteira com o Peru. O traçado corta sete Estados: Paraíba, Ceará, Piauí, Maranhão, Tocantins, Pará e Amazonas.
Um dos trechos mais complicados da estrada localiza-se justamente no Pará, onde será construída a hidrelétrica. Dono do maior trecho da BR-230, com 1.569 quilômetros, o Pará tem apenas 225 quilômetros da Transamazônica devidamente pavimentados. Outros 907 quilômetros, segundo informações do Dnit, já estariam com a pavimentação em andamento ou em processo de licitação. Se o cronograma do Dnit for mantido, esses 907 quilômetros estarão asfaltados até dezembro de 2013, com investimento da ordem de R$ 1,1 bilhão. A sonhada pavimentação de toda a Transamazônica está prevista para até dezembro de 2016.
Anapu em Foco, 19.12.2010
Obras de pavimentação da Transamazônica estão a todo vapor
Atenção! máquinas e homens na pista. Estas são placas comuns nos trechos em que a rodovia Transamazônica, BR 230, está sendo pavimentada. Entre Altamira e Belo Monte os trabalhos estão avançados. Cerca de 30 quilômetros de pavimentação já foram concluídos. O trecho já possuía 18 quilômetros de asfalto e agora aumentado, vai propiciar melhoria para quem usa a estrada diariamente. “Adeus poeira e lama, disse o motorista Adalberto Lima de Souza, que faz o transporte alternativo entre Altamira e Anapú.