Der Pegelstand der Wasserkraftwerke im Süden und Südosten Brasiliens, die 70 % des nationalen Stromgedarfs decken, hat mit durchschnittlich 28,54 % jenen Niedrigststand erreicht wie 2001, als die Regierung den Stromkonsum rationieren musste. Grund dafür sind die ausbleibenden Niederschläge einerseits sowie große Hitze andererseits, wodurch der Strombedarf durch Klimaanlagen stark steigt.
Derzeit muss Strom wieder verstärkt in kalorischen Kraftwerken produziert werden. Laut Angaben des Energieministers Lobão besteht kein Grund zur Stromrationierung, die Strompreise werden allerdings steigen.
Auslastung der diversen Staubecken in %:
G1-Globo, 07/01/2013 20h36
Nível de reservatórios já chega ao do pré-racionamento de energia
Represas do Sudeste/Centro-Oeste estão com 28,54% da capacidade.
Situação será discutida pelo governo em reunião na quarta-feira (9).
O nível médio dos reservatórios localizados no Sudeste e no Centro-Oeste, que respondem por 70% da capacidade de produção de energia hidrelétrica no país, já é semelhante ao verificado no período anterior ao racionamento de energia, decretado pelo governo federal em 2001.
De acordo com relatório do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONSx), no dia 6 de janeiro (dado mais recente) os reservatórios do sistema Sudeste/Centro-Oeste estavam com 28,54% de sua capacidade, o nível mais baixo nos últimos dez anos para o período. O índice é praticamente igual ao registrado em dezembro de 2000: 28,52%.
Para efeito de comparação, em janeiro de 2012 as represas localizadas nas duas regiões tinham 76,23% da capacidade de armazenamento. Nos reservatórios do Nordeste, segundo maior parque gerador de hidroeletricidade no país, a capacidade das represas no dia 6 de janeiro era de 41,21%, bem abaixo dos 59,33% registrados em dezembro de 2000.