Samstag, 1. März 2014
Belo Monte: Damm bei Pimentel aufgrund starker Regenfälle überflutet
Die Talsperre des Xingu bei der Insel Pimentel ist am Donnerstag (27.2.) früh aufgrund starker Regenfälle überflutet worden. Auf der Baustelle untergebrachte Arbeiter sagten gegenüber Altamira Hoje, dass sie in den frühen Morgenstunden Lärm gehört und einen Wassereinbruch bemerkt hätten. Innerhalb kurzer Zeit sei der Wasserpegel um 20 cm angestiegen, was fast zur großen Katastrophe geführt hätte. Die Unterkünfte vor Ort standen unter Wasser. Einige Arbeiter hätten die Baustelle Pimentel sofort aus Angst verlassen, andere versuchten mit Ladungen von Erdmaterial die Lecks abzudichten.
Diese Absperrung des Xingu war immer wieder Grund heftiger Proteste Seitens indigener Völker, die unterhalb des Dammes entlang des Xingu ihre angestammten Gebiete haben.
Das Baukonsortium Norte Energia verharmloste die Vorfälle und informierte, dass eine Pumpe wegen Wartungsarbeiten abgeschaltet war, was zum Anstieg der 20 cm geführt hätte, und dass "die Arbeiten routinemäßig fortgesetzt" werden - mit einem angeblich aktuellen trockenen Foto vom 28.2.:
Weitere Fotos der Überflutungen:
Facebook von Mario Pinto de Paula
Jornal de Tucurui, 27/02/2014
Belo Monte: Ensecadeira rompe e alaga canteiro de obra do Sítio Pimental
A empresa Norte Energia responsável pela construção da Usina Hidrelétrica de Belo Monte no Rio Xingu em Altamira no Pará, está passando um grande sufocou pelo rompimento na manhã desta quinta-feira (27), de uma ensecadeira no Sítio Pimental, tudo em função ao grande volume de chuvas que castiga a região, mas, que devido ao cumprimento dos prazos para entrega da obra, os operários estão se desdobrando, continuando a trabalhando mesmo com os grandes riscos, como foi este do rompimento da barragem.
Xingu-Vivo-Blog, 28.2.2014
Rompimento de ensecadeira da UHE Belo Monte
Águas do Rio Xingu rompem ensecadeira da UHE Belo Monte e alagam canteiro de obras no Sítio Pimental. A Norte Energia está minimizando o problema. Estamos buscando fontes confiáveis para poder divulgar a real extensão do ocorrido.
Altamira Hoje, 27.2.2014
Exclusivo: Ensecadeira de Belo Monte por pouco não virou tragédia
“Trabalhadores saíram correndo, e muita gente ainda se molhou com o vazamento inesperado” Diz um trabalhador que prefere não se identificar publicamente.
Na manhã desta quinta-feira, trabalhadores do sítio Pimental, tiveram que parar as atividades local conhecido por “VERTEDOURO” a informação era de que a água do rio estava invadindo o local, trabalhadores relataram à nossa redação que ouviram um barulho e depois começou a aparecer água entre as máquinas, todos foram retirados as presas do local para evitar mortes, a força da água invadiu várias casas de apoio para maquinários e operários.
As fotos mostram máquinas trabalhando na crista da barragem próximo ao rio (como mostra imagem acima), evitando que a água entrasse para o canteiro de obras, vários profissionais foram acionados para conter o vazamento, toneladas de barro foram usadas e caçambas foram deslocadas para o ponto de vazamento.
O colapso aconteceu nas primeiras horas da manhã e não atingiu uma quantidade maior de operários, por que estavam na troca de turno muitos ainda iriam para os pontos de trabalho na obra da encecadeira.
Apesar das imagens e vários relatos de trabalhadores, a Norte Energia, empresa responsável pela Obra no Pará, emitiu nota dizendo apenas que uma bomba de sucção da água da chuva teria parado para fazer manutenção, o que ocasionou a elevação da água dentro da encecadeira por apenas 20 cm.
Na verdade a assessoria da empresa prestou informações “não verdadeira” a nossa redação, pois o que se viu e se vê nas imagens provam exatamente o contrário, que o caso é mais sério do que se pensa e requer atenção extrema das equipes de segurança no trabalho.