Donnerstag, 18. Juli 2019

Belo Monte: 14. Francis-Turbine geht in Betrieb

Mit der Inbetriebnahme der 14. Turbine am Hauptkraftwerk von Belo Monte ist es nun das größte Kraftwerk , das sich zu 100 % in Brasilien befindet.

ANEEL, 17/07/2019
ANEEL participa de acionamento da 14ª unidade geradora de Belo Monte
A ANEEL participou nesta quarta-feira (17/7) da cerimônia que marcou o acionamento da Unidade Geradora 14 da casa de força principal da hidrelétrica de Belo Monte (PA). Com o início das operações da turbina, a usina atingiu 8.788 MW de potência instalada, tornando-se a maior geradora de energia 100% brasileira.
A ANEEL foi representada no evento pelo diretor-geral André Pepitone. “O sucesso de Belo Monte nos faz refletir: não podemos perder de perspectiva que a energia hidrelétrica é limpa e renovável e depende exclusivamente da água dos rios, para mover as turbinas”, disse.

O Globo, 17/07/2019
Belo Monte, no PA, passa a ser a maior usina hidrelétrica totalmente brasileira com inauguração da 14ª turbina
A cerimônia em Vitória do Xingu, sudoeste do estado, teve a presença do ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque.

Norte Energia, 17/07/2019
Belo Monte aciona sua 14ª Unidade Geradora e se torna a maior hidrelétrica 100% brasileira
A Usina Hidrelétrica Belo Monte, localizada em Vitória do Xingu, no sudoeste do Pará, deu mais um passo rumo à sua plena operação, prevista para o último trimestre deste ano. Na manhã desta quarta-feira, 17, o empreendimento acionou a 14ª Unidade Geradora (UG) da Casa de Força Principal em solenidade marcada pela presença do ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, do diretor-presidente da empresa Norte Energia, Paulo Roberto Ribeiro Pinto, do diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), André Pepitone e do presidente da Eletrobrás, Wilson Ferreira Junior.