Samstag, 6. April 2013

Neue Streiks auf zwei Baustellen für Belo Monte

Auf den Baustellen Pimental und Kanalbauten für das Kraftwerk Belo Monte traten am Freitag (5.4.) ca. 3.000 Arbeiter in den Streik und stellten Lohnforderungen. Sie werden von der Gewerkschaft CONLUTAS, die allerdings von Baukonsortium nicht anerkannt wird.

Die offizielle Gewerkschaft Sintrapav hingegen dementiert, dass es Arbeitsniederlegungen oder Lohnforderungen gäbe.

Für das Wochende werden in Altamira Kundgebungen erwartet. Derzeit sind 22.000 am Kraftwerksbau Belo Monte beschäftigt, Mitte des Jahres soll mit 28.000 Arbeitern das Maximum erreicht werden.


Altamira Hoje, 6.4.2013
BELO MONTE: Manifestantes param atividades em Pimental e Canais.
VITÓRIA DO XINGU: Segundo informações da CONLUTAS, cerca de 3 mil operários param as atividades neste sábado (06) pela manhã na região da Volta Grande do Xingu, onde está em construção a Hidrelétrica de Belo Monte. Os primeiros sinais de revolta dos trabalhadores, quanto as condições de trabalho e corte em gratificações, começaram ainda na sexta-feira, quando 800 operários param os serviços no Sítio Pimental, o CCBM tomou conhecimento da manifestação, que segundo o consórcio não afetou os trabalhos já que tratava-se de um número pequeno de operários.

Xingu Vivo, 05 de abril de 2013
Trabalhadores do canteiro Pimental de Belo Monte anunciam nova greve
Cerca de 5 mil operários do canteiro de obras de Pimental decidiram paralisar os trabalhos no início da tarde desta sexta, 5, informa o Sindicato da Construção Leve de Altamira.
De acordo com os trabalhadores, entre os 21 itens da pauta de reivindicação estão o pagamento de adicional de 40% para operários alojados no canteiro (o chamado adicional de confinamento, previsto mas não efetuado pelo Consórcio Construtor Belo Monte – CCBM), equiparação salarial em funções iguais para todos os canteiros de obra da usina, e fim do sistema 5 por 1, no qual as folgas ocorrem em dias aleatórios e não há adicional de horas extras nos finais de semana.

Folha, 05/04/2013
Operários das obras da usina de Belo Monte fazem paralisação parcial
Um dos canteiros da obra da usina hidrelétrica de Belo Monte (PA) enfrenta uma paralisação parcial de operários desde o início da tarde desta sexta-feira (5).
Segundo o Sindicato da Construção Leve de Altamira e a Conlutas, central sindical ligada ao PSTU, cerca de 5.000 operários reivindicam o pagamento de adicional de 40% sobre os salários. Reclamam ainda da ausência de adicional por insalubridade e periculosidade, da qualidade da alimentação e da constante presença de policiais da Força Nacional armados nos canteiros.