28/04/2011 - 16h51
Deslizamento suspende parcialmente obra do São Francisco
http://www1.folha.uol.com.br/poder/908521-deslizamento-suspende-parcialmente-obra-do-sao-francisco.shtml
Um deslizamento de terra paralisou parcialmente a construção do túnel Cuncas 1, que integra o eixo norte do projeto de transposição do rio São Francisco, no Ceará.
O problema ocorreu na quarta-feira da semana passada, mas só foi confirmado pelo Ministério da Integração Nacional nesta quinta-feira (28). Não houve feridos.
Em nota, o ministério informou que o deslizamento ocorreu devido "à consistência não uniforme do solo" no local da escavação e que imprevistos deste tipo podem ocorrer na escavação de túneis.
http://veja.abril.com.br/noticia/brasil/ultima-obra-visitada-por-lula-desaba-no-ceara
Última obra visitada por Lula desaba no Ceará
Túnel que faz parte do projeto de transposição do Rio São Francisco ruiu há uma semana, mas o governo só admitiu o fato nesta quinta
25/04/2011 - 15h06
Pronta, transposição do São Francisco em Alagoas não funciona
http://www1.folha.uol.com.br/mercado/906904-pronta-transposicao-do-sao-francisco-em-alagoas-nao-funciona.shtml
Um canal com 45 km de extensão e capacidade para transportar água do rio São Francisco através da região mais seca do sertão de Alagoas está pronto desde o final de 2010.
A entrada em funcionamento, porém, depende da implantação de um sistema de irrigação que leva água aos lotes e da construção de uma subestação de energia.
A previsão é que a operação do Canal do Sertão, que já teve investimento de R$ 400 milhões, se inicie até o final deste ano.
Quando os primeiros 45 km do canal estiverem em funcionamento, irão beneficiar diretamente 470 pequenos produtores de cabras e ovelhas do sertão. A área irrigada será de 3.200 hectares.
Veja, 28/04/2011
O desabamento do túnel avisa que a transposição das águas do São Francisco pode demorar mais 150 anos
http://veja.abril.com.br/blog/augusto-nunes/direto-ao-ponto/o-desabamento-do-tunel-avisa-que-a-transposicao-das-aguas-do-sao-francisco-pode-demorar-mais-150-anos/