Dienstag, 7. Mai 2013

Belo Monte: Journalistenverband kritisiert Einschränkung der Pressefreiheit

Der nationale Verband der Journalisten (FENAJ) und die Gewerkschaft der professionellen Journalisten im Bundesstaat Pará (SINJOR) veröffentlichten heute (7) eine gemeinsame Erklärung, in die Verurteilung der Journalisten und internationalen Korrespondenten zum Verlassen der Baustelle Belo Monte zurückgewiesen wird.

In der Erklärung heißt es, dass die Entscheidung der Richterin Cristina Collyer Sandoval vom Distrikt Altamira (PA) "ein brutaler Angriff auf die professionellen Ausübung der Berichterstattung" und "eine Verurteilung jener Menschen sei, die verschiedene Probleme der Bevölkerung dieser Region aufzeigen und der Bevölkerung von Pará und Brasiliens zur Kenntnis bringen".

Das Konsortium Belo Monte widersprach dem: "Fenaj ist desinformiert. Während andere Journalisten ohne Probleme nach der Pressekonferenz gingen, sind die drei bei den Demonstranten geblieben. Die Baustelle ist aber privat und wir sind dafür verantwortlich", sagte Fernando Santana, Sprecher des Konsortiums.

Agência Brasil, 07/05/2013
Jornalistas repudiam decisão que dificulta cobertura da ocupação de Belo Monte
Brasília – A Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) e o Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do Pará divulgaram hoje (7) uma nota conjunta repudiando a decisão judicial que, na prática, impede que assessores, repórteres e correspondentes internacionais entrem em um dos canteiros de obras da Usina Hidrelétrica de Belo Monte, no Rio Xingu, no Pará, para acompanhar de perto a ocupação do local, que entrou hoje no sexto dia.
Para as entidades, a decisão da juíza estadual Cristina Sandoval Collyer, da comarca de Altamira (PA), “condena quem se dispõe a prestar o serviço da denúncia de diversos problemas vividos pela população daquela região à sociedade paraense e brasileira”.

Agência Brasil, 07/05/2013
Consórcio rebate críticas de entidades da imprensa sobre ocupação de Belo Monte
Brasília – Responsável pela construção da Usina Hidrelétrica de Belo Monte, no Rio Xingu, no Pará , o Consórcio Construtor Belo Monte lamentou a posição da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) e do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do Pará em relação à decisão da Justiça paraense que resultou na retirada de três jornalistas do canteiro de obras ocupado por manifestantes desde a última quinta-feira (2).
“A Fenaj e o sindicato estão desinformados. Lamentamos não termos sido procurados para que pudéssemos esclarecer os fatos. É lamentável que as entidades contrariem um princípio básico do jornalismo, que é ouvir o outro lado”, disse há pouco, à Agência Brasil, o assessor do consórcio, Fernando Santana.

Blog Xingu Vivo, 7.5.2013
Nota de Repúdio / Agressão ao exercício profissional
O Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do Pará e a Federação Nacional dos Jornalistas vêm a público repudiar, veementemente, a forma violenta e anti-democrática com que o fotógrafo da Reuters, Lunaé Parracho, o jornalista do Conselho Indigenista Missionário, Ruy Sposati, e o correspondente da Radio France Internationale (RFI) no Brasil, François Cardona, foram retirados do canteiro de obras no Sítio Belo Monte, localizado no município de Vitória do Xingu, a 60 Km de Altamira, em cumprimento a uma ordem judicial expedida dia 03 de maio deste ano, que determinou a retirada de pessoas não indígenas do local.