Donnerstag, 9. Mai 2013

Justiz genehmigt Räumung von Belo Monte mit Polizeigewalt

Das Regionale Bundesgericht (TRF1) hat am Mittwoch Abend (8.7.) um 22:40 Uhr die Räumung der Baustelle Belo Monte, die seit 2. Mai von mehreren indigenen Völkern besetzt wird, genehmigt, und zwar mit polizeilicher Gewalt.  Spezialeinheiten und die Nationalen Streitkräfte sind bereits vor Ort und warten das Eintreffen von Staatsanwältin Thais Santi ab, die den Indios Munduruku die richterliche Entscheidung überbringen wird. Die Anwesenheit von Journalisten muss von der Polizei genehmigt werden.

Laut CIMI könnte die Räumung nun jeden Augenblick stattfinden.


Die Gespräche zwischen den Munduruku und Vertretern des Baukonsortiums und der Regierung sind auch am Mittwoch Nachmittag ergebnislos verlaufen.

Lingua Ferina, 9.5.2013
TRF da 1ª Região determina desocupação de Belo Monte. Polícia Federal está preparada para cumprir decisão
Indígenas souberam da decisão durante a madrugada.

Após duas decisões da Justiça Federal em Altamira negando o pedido da Norte Energia para que indígenas desocupassem um dos canteiros de construção da hidrelétrica de Belo Monte, no Pará, o Tribunal Regional Federal da 1ª Região determinou a reintegração de posse da área.

A decisão é da desembargadora Selene Almeida e foi dada a noite desta quarta-feira, 08 de maio, após as 22 horas.

A ordem permite a retirada forçada dos indígenas para evacuar o canteiro, e deixa a critério da força policial admitir ou não a entrada de jornalistas, advogados e observadores externos. Segundo operários, o Consórcio Construtor Belo Monte (CCBM) já estaria mobilizando os trabalhadores para retornarem nos turnos da madrugada e da manhã no sítio Belo Monte, ocupado por indígenas.

Xingu Vivo Blog, 9.5.2013

"Justiça" brasileira determina uso de força policial para desocupar Belo Monte
Acompanhamento Processual

O Globo, 09/05/2013
Justiça determina reintegração de posse em Belo Monte, diz MPF
Indígenas e ribeirinhos ocupam área desde o dia 2 de maio. A ordem de reintegração permite a retirada forçada dos indígenas.
O Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) deferiu, na noite de quarta-feira (8) a reintegração de posse do canteiro de obras da usina Hidrelétrica Belo Monte, em Vitória do Xingu, no Pará, de acordo com informações do Ministério Público Federal (MPF). A decisão foi tomada pela desembargadora Selene Almeida e despachada pelo juiz federal Sérgio Wolney Guedes, de Altamira.
Policiais da Ronda Tática Metropolitana (ROTAM) e da Força Nacional já estão no local. Eles aguardam a chegada da procuradora Thais Santi para intermediar a conversa com os índios Munduruku.


CIMI, 09/05/2013
Belo Monte: Justiça determina reintegração de posse do canteiro. Força policial pode entrar a qualquer momento
O Tribunal Regional Federal da 1a. Região (TRF1) deferiu, às 10 e 40 da noite de quarta-feira, 8, a reintegração de posse do canteiro de obras da Usina Hidrelétrica Belo Monte.

A ordem de reintegração permite a retirada forçada dos indígenas para evacuar o canteiro, e deixa a critério da força policial admitir ou não a entrada de jornalistas, advogados e observadores externos. Segundo operários, o Consórcio Construtor Belo Monte (CCBM) já estaria mobilizando os trabalhadores para retornarem nos turnos da madrugada e da manhã no sítio Belo Monte, ocupado por indígenas.