Dienstag, 22. Oktober 2019

Belo Monte: 17. Francis-Turbine geht in Betrieb

Das größte Kraftwerk Brasiliens, das zu 100 % national ist, hat vom Nationalen Energieinstitut Aneel die Genehmigung für die 17. Turbine am 21. Oktober erhalten. Somit können insgesamt 10.621 MW an Strom produziert werden, wenn die Wassermengen dafür vorhanden sind.

Agência Canal Energia, 21/10/2019
Hidrelétrica de Belo Monte obtém liberação comercial para 17ª turbina
Maior UHE 100% brasileira funciona agora com 10.621 MW de capacidade instalada. Aneel também libera PCH Bandeirante e testes em térmicas no Amazonas

A hidrelétrica de Belo Monte, localizada em Vitória do Xingu, no Pará, obteve autorização junto a Aneel para operação comercial de sua 17ª turbina, com 611,1 MW de potência. Com a decisão, publicada nesta segunda-feira, 21 de outubro, no Diário Oficial da União, a maior UHE 100% brasileira passa agora a funcionar com um total de aproximadamente 10.621 MW de potência.

A Agência também aprovou a operação comercial de um hidrogerador de 9,3 MW de capacidade instalada da pequena central hidrelétrica Bandeirante, situada entre os municípios de Água Clara e Chapadão do Sul, no Mato Grosso do Sul. O empreendimento pertence a empresa Rio Água Clara Energia S.A.

Já com relação a liberação para testes, o órgão regulador concedeu parecer positivo a 12,3 MW térmicos no Amazonas, divididos em três usinas sob responsabilidade da geradora Oliveira Energia. A decisão envolve 17 unidades geradoras da UTE Careiro da Várzea – COE, totalizando 8,8 MW de potência; cinco da Caborí – COE, perfazendo 2,1 MW e três unidades na usina Campinas – COE, num total de 1,4 MW. As usinas ficam localizadas nas respectivas cidades de Careiro da Várzea, Parintins e Manacapuru.

Outro provimento da agência reguladora foi com relação a três aerogeradores de 2,7 MW da central de geração eólica Delta 8 I, totalizando 8,1 MW deliberados para testes em Paulino Neves, município maranhense.